sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ILUSTRAÇÃO PARA AYRTON SENNA

Depois de ter ganho uma Menção Honrosa, do Centro Nacional de Cultura (em 1991 ou 1992, já não me recordo bem) com os esboços de 10 pranchas “Ilhas no Mar Occeano”, as edições ASA convidaram-me a adaptar “Os Maias”, de Eça de Queiroz para banda desenhada. Depois da fase de pesquisa, planificação e 14 pranchas entregues, a editora resolveu deixar de editar banda desenhada.

Para me compensar daquele cancelamento, quando voltaram à edição de BD, em finais de 1994 as edições ASA encomendaram-me a actualização do livro OS GRANDES PRÉMIOS – FÓRMULA 1 – 1950-1988, com um caderno especial SOBRE Ayrton Senna, falecido da maneira que se sabe em Maio de 1994. Acontece que depois da trabalhosa pesquisa de imagens sobre Grandes Prémios entre 1989 e 1994, e sobre a vida de Ayrton Senna, desenhada a primeira prancha e esboçadas mais três ou quatro, a ASA voltou a cancelar tudo, mandando a edição de BD para as urtigas, até 2002, se não me engano.

Devo dizer que, por questões de sobrevivência, vendi a prancha entretanto finalizada a Geraldes Lino.
Mas para a pesquisa de imagens de Fórmula 1, tive que recorrer ao editor dos Anuários de Fórmula 1, Francisco Santos, da editora Talento. Acontece que Francisco Silva estava a preparar um livro sobre Ayrton Senna: “Ayrton Senna do Brasil” e queria uma ilustração para a capa, porque não conseguia encontrar “aquela foto”. Uma vista de Senna nas suas tradicionais voltas de triunfo, a acenar com a bandeirinha do Brasil.

Fiz a ilustração que me encomendou:


Mas Francisco Santos queria a bandeira mais pequena. Refiz o desenho. O autor/editor acabou por encontrar uma foto de Senna de que gostou, mas com uma descomunal bandeira atrás dele e a minha ilustração foi parar à contracapa do livro, para mais, com o nome do autor errado: Jorge Machado Vaz. Coisas que acontecem...


 A contracapa e a capa do livro.

 E a ilustração final:

__________________________________________________


Sem comentários:

Enviar um comentário