terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CAPA PARA O LIVRO "SIMONE DE BEAUVOIR - OLHARES SOBRE A MULHER E O FEMININO" (Nova Vega, Novembro 2010)


A capa para o livro SIMONE DE BEAUVOIR – OLHARES SOBRE A MULHER E O FEMININO, colectânea de textos de Simone de Beauvoir, organizados por Isabel Capeloa Gil e Manuel Cândido Pimentel, foi daquelas capas de parto difícil, trabalhoso e demorado.

Após a relativamente fácil e rápida pesquisa de fotos de Simone de Beauvoir e encontradas as fotos ideais para uma capa, sobretudo definida aquela que para mim era A CAPA do livro, os problemas começaram com a colocação do lettering. A coisa foi de tal ordem que se chegou ao número estapafúrdio de 38 maquetas da capa.


As fotos escolhidas:



A foto, que por si só, era já A CAPA deste livro:



Primeiras propostas (16/09/2010) - 10 das 12 propostas enviadas:






Estas propostas serviram, por assim dizer, para "apalpar o pulso" ao cliente (neste caso mais aos organizadores do livro) e a resposta a estas propostas foi de que, queriam o lettering num único bloco e sem transparências. 
A foto de fundo escolhida, foi "a tal"!

Segundas propostas - 9 das 14 segundas propostas enviadas (24/09/2010):



Esta foi só para chatear...



Aqui começa a definir-se a tendência dos organizadores: queriam o bloco do título a tapar os livros, em baixo, deixando ver-se as mulheres no lado de cima a rodearem a Beauvoir. Isto ia um bocado contra a minha percepção de onde vinha o "movimento" desta foto, exactamente daquela "dança dos livros". Mas o que eles queriam era marcar a presença das mulheres em redor da escritora. Acabei por lhes dar razão, uma vez que "as mulheres" eram o tema do livro e não "os livros".

Terceiras propostas - 4 das 7 propostas/variantes enviadas (1/10/2010):



Estas duas últimas foram uma pequena provocação...

Finalmente chegou-se à fase final, mas que se pode dizer que foi aquilo a que chamei "a dança das finais", porque havia sempre um ou outro pormenor a modificar.

Optei por uma mudança radical: fundo branco para fazer sobressair a foto. E daí resultaram as propostas finais.
Eis 4 das 12 propostas/variantes enviadas (entre 7 e 11/10/2010):



Finalmente, a capa aprovada (18/10/2010):


Plano completo da capa, contracapa, lombada e badanas (16/11/2010):


Uff!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário