Após a relativamente fácil e rápida pesquisa de fotos de Simone de Beauvoir e encontradas as fotos ideais para uma capa, sobretudo definida aquela que para mim era A CAPA do livro, os problemas começaram com a colocação do lettering. A coisa foi de tal ordem que se chegou ao número estapafúrdio de 38 maquetas da capa.
As fotos escolhidas:
A foto, que por si só, era já A CAPA deste livro:
Primeiras propostas (16/09/2010) - 10 das 12 propostas enviadas:
Estas propostas serviram, por assim dizer, para "apalpar o pulso" ao cliente (neste caso mais aos organizadores do livro) e a resposta a estas propostas foi de que, queriam o lettering num único bloco e sem transparências.
A foto de fundo escolhida, foi "a tal"!
Segundas propostas - 9 das 14 segundas propostas enviadas (24/09/2010):
Aqui começa a definir-se a tendência dos organizadores: queriam o bloco do título a tapar os livros, em baixo, deixando ver-se as mulheres no lado de cima a rodearem a Beauvoir. Isto ia um bocado contra a minha percepção de onde vinha o "movimento" desta foto, exactamente daquela "dança dos livros". Mas o que eles queriam era marcar a presença das mulheres em redor da escritora. Acabei por lhes dar razão, uma vez que "as mulheres" eram o tema do livro e não "os livros".
Terceiras propostas - 4 das 7 propostas/variantes enviadas (1/10/2010):
Estas duas últimas foram uma pequena provocação...
Finalmente chegou-se à fase final, mas que se pode dizer que foi aquilo a que chamei "a dança das finais", porque havia sempre um ou outro pormenor a modificar.
Optei por uma mudança radical: fundo branco para fazer sobressair a foto. E daí resultaram as propostas finais.
Eis 4 das 12 propostas/variantes enviadas (entre 7 e 11/10/2010):
Sem comentários:
Enviar um comentário