sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CAPAS PARA A EDITORIAL NOTÍCIAS – 1988-1994



CAPAS PARA A EDITORIAL NOTÍCIAS
1988-1994

Em 1988, quando ainda trabalhava nas Edições 70 – quase de saída na altura –, recebi um telefonema de Virgínia Caldeira, directora de produção da Editorial Notícias – e que tivera nas Edições 70 o mesmo cargo, durante ano e meio ou dois anos, após ter saído da D. Quixote. Na Editorial Notícias, o capista era José Ruy, que deixara de realizar as capas da editora, para se dedicar em exclusivo à Banda Desenhada – o que continua a fazer ainda hoje, em grande ritmo produtivo, com os seus 83 anos que parecem nunca lhe pesar (um grande abraço para ele). Era então necessário fazer uma capa para a colecção Obras de Romeu Correia. Aceitei. E foi assim que passei a realizar as capas da Editorial Notícias, durante mais ou menos cinco anos – até 1994 – não como “gráfico residente” como era nas Edições 70, mas trabalhando no meu próprio atelier, “à peça”.

Aqui ficam então algumas das capas que realizei para a Notícias – aquelas com que fiquei e arquivei, obviamente, porque a grande maioria das que fiz nem sequer as vi impressas...

1988


1989


1990


1991


1992


1993


1994


__________________________________________________________

2 comentários:

  1. Algumas das capas são excepcionais.
    Parabéns.
    GL

    ResponderEliminar
  2. Tenho alguns destes livros, mas já nem me lembrava de quem era o "designer". Destaco, apenas por valoração pessoal, porque a leitura desse livro me empolgou de forma muito intensa (talvez por ter vivido tantos anos em África), a obra de Guilherme de Melo "Os Leões Não Dormem Esta Noite".
    Mas a capa que considero a mais bela de todas – e também possuo o livro – é a de "O Silêncio dos Inocentes". Felicitações por todo o bom trabalho e também pela ideia de o divulgar neste blogue.
    Um abraço do
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar