quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O PEQUENO HERÓI DA TRAVANCA – CAPA – ILUSTRAÇÕES E PAGINAÇÃO


O PEQUENO HERÓI DA TRAVANCA
ILUSTRAÇÕES, CAPA E PAGINAÇÃO

Esta “saga” foi a mais demorada e trabalhosa de todas as que tive para a Nova Vega.

Em finais de 2010, Assírio Bacelar (o editor da Vega e Nova Vega, com quem trabalho desde 1983, com algumas interrupções pelo caminho) mostrou-me um texto que tinha escrito para uma faixa etária de jovens adolescentes, ao estilo dos romances de aventuras de, digamos, Emilio Salgari. Era uma coisa curta, baseada numa história meio lendária, acontecida na região de Paredes de Coura (a terra de Assírio), durante a Guerra da Restauração: a Batalha da Travanca. Imaginara um adolescente, de 13/14 anos, que queria participar activamente na luta contra os “espanhóis”. Ele gostaria que fosse eu a ilustrar o livro. Acedi, porque já há muito tempo que não fazia ilustração...

Primeiro tive que o convencer (não foi difícil) a alterar o texto: nessa altura não havia “espanhóis” mas sim castelhanos. O rei Filipe IV de Castela, Aragão, Galiza, etc..., etc... era titular do reino de Portugal como Filipe III. Assírio Bacelar remodelou o texto nesta concepção, historicamente mais acertada das coisas e comecei a ensaiar uma ilustração num estilo que já vinha a utilizar em algumas ilustrações de capas para a Nova Vega, recorrendo ao “rastreio de contorno” – uma ferramenta do Corel Draw – para os fundos, onde faria a colagem dos desenhos das personagens... Assim realizei a primeira ilustração experimental, a cores, em Fevereiro de 2011. O livro teria o formato de 22 x 28,50 cm.

Assírio Bacelar contava com o apoio da Câmara Municipal de Paredes de Coura, que tardou a responder à proposta de co-financiamento e... passado mais de um ano, aterramos em Julho de 2012. O livro passou então ao formato da colecção Na Rota da Aventura (14 x 21 cm) e... a preto e branco.

Arranquei finalmente com as ilustrações e entre o meio de Julho e meados de Agosto de 2012 realizei quatro ilustrações mais a capa, que seria A Batalha da Travanca e que me deu um trabalho enorme (cerca de duas semanas intensas): essa ilustração foi desenhada em diversos pormenores isoladamente, que depois foram coloridos digitalmente e montados no conjunto do desenho final. Depois esse desenho (projectado para ser a capa) seria transformado em cinzentos e daria a 12ª ilustração do miolo – sendo que o desenho a tinta da china do motivo principal (as três personagens principais a cavalo), foi usado para o “rosto do livro”. Parei então de novo devido às indecisões da Câmara de Paredes de Coura e do próprio autor/editor. Fui fazendo entretanto ilustrações que não estavam previstas: as armas e protecções usadas na altura da Guerra da Restauração e as bandeiras, brasões e estandartes da época nesse contexto (ilustrações 10 e 11).

Em Julho de 2013 chegámos à conclusão que era preciso terminar aquilo definitivamente. O autor/editor resolveu não esperar mais pela decisão da Câmara e pediu-me para avançar e terminar. Assim, entre 12 de Julho e 5 de Agosto deste ano da graça de 2013, estive agarrado ao estirador e ao computador para acabar a coisa.

No entanto, embora o estilo e o princípio técnico fosse o mesmo, notam-se algumas diferenças entre as ilustrações nº 4 e 5 - a última que fiz em 2012 e a primeira de 2013...

Finalmente a paginação e o livro ficou pronto, foi para a gráfica e está disponível para venda ao público desde o passado dia 12 de Agosto.

Aqui ficam todas as imagens:

A ilustração de ensaio (Fevereiro de 2011)

A Batalha da Travanca

O rosto...

Ilustração 1...

2 (página dupla)...

3... 

4... 

 5... 

 6... 

 7...

 8...

 9 (página dupla)...

 10 (página dupla)...

 11...

 12 (A Batalha da Travanca - página dupla)...

 13 (página dupla) ...

 14...

15...

A CAPA

A minha proposta inicial...

a alternativa...

 A capa aprovada.

 A capa como eu gostava que ficasse...

E a que ficou!!!

____________________________________________________

Devido ao acordo entre mim e o autor/editor, tive direito a dez exemplares, que coloquei à venda 
na Livraria Pedranocharco online.

____________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário