terça-feira, 28 de junho de 2011

NOVA CAPA PARA NOVA VEGA: AMÍLCAR CABRAL (1924-1973) - VIDA E MORTE DE UM REVOLUCIONÁRIO AFRICANO, DE JULIÃO SOARES SOUSA

O lançamento do livro 
AMÍLCAR CABRAL (1924-1973) 
VIDA E MORTE DE UM REVOLUCIONÁRIO AFRICANO
do Dr. Julião Soares Sousa amanhã, dia 29, serve-me de mote para apresentar esta capa, 
realizada em Abril/Maio passados.

Comecei, como de costume por apresentar algumas propostas com variantes, utilizando, como não podia deixar de ser, fotos de Amílcar Cabral, algumas delas fornecidas pelo autor:


  Com esta última optei por recortar o perfil de Cabral, eliminando o resto...





A primeira proposta foi a aprovada...


Como era a que me desagradava mais, porque lhe faltava alguma da "cor-essência" daquilo que eu penso que é a Guiné-Bissau, resolvi alterar-lhe o fundo, indo buscar uma foto que não tinha utilizado e mostrava o contexto físico da guerra de guerrilha: a mata.


Aproveitei para fazer desta foto capa, lombada e contracapa, optando por dar um verde em fundo, que se estendeu às badanas. Como era preciso uniformizar ligeiramente a capa para fazer destacar o lettering, dei alguma transparência ao lado direito da foto, deixando-o absorver o verde do fundo geral.

A coisa ficou assim:


Foi preciso depois resolver melhor a legibilidade da lombada, pelo que optei por lhe dar o verde de fundo, com alguma transparência:


Mas devido a algumas reticências do editor, perante um estilo que não é habitual na Nova Vega, enviei a capa para o autor que lhe deu um OK entusiasta. E assim ficou.


Resta acrescentar que o lançamento vai ser, como disse acima, amanhã, dia 29, 
na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, pelas 17:00h. 
Aqui fica o convite:


______________________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário