quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

NOVA CAPA PARA A NOVA VEGA: SARAMAGO E SOLLERS - OLHARES CRUZADOS

Tinha esta capa encomendada desde Dezembro, salvo erro, com o título SARAMAGO E SOLLERS - OLHARES CRUZADOS, de Odete Jubilado. Fui entretanto escolhendo fotos de José Saramago e Philippe Sollers, que pudessem servir para ilustrar a capa. Reuni umas 20 fotos, eis as melhores:




A dificuldade com Phillipe Sollers é que quase não há fotos dele sem a cigarrilha e o cigarro. Se utilizasse uma dessas fotos, actualmente, linchavam-me antes mesmo de recusarem a proposta.

Quando recebi instruções para avançar a toda a velocidade, que a coisa se tornara urgentíssima, de um dia para o outro, realizei algumas propostas, utilizando a ilustração que a autora entretanto enviara:




Como não gostei do diabo da ilustração enviada pela autora, realizei uma proposta com duas das fotos previamente escolhidas:


Entretanto chegam-me os dados definitivos quanto ao título, que deveria ser 
Olhares Cruzados: A Problemática da Leitura em José Saramago e Philippe Sollers



A autora eliminou liminarmente esta última proposta, ignorando olimpicamente a questão do marketing que proporcionava, porque o que queria era mesmo a ilustração escolhida por ela, e que teve de ser muito trabalhada para conseguir um fundo negro atrás dos bonecos e tornar a imagem "ao alto", o que levou ao trabalho de corte e costura para aquelas rochas da caverna que aparecem no topo (comparem com a foto original mais acima).



Proposta aprovada:


Plano final da capa, contracapa, lombada e badanas:


___________________________________________________





Sem comentários:

Enviar um comentário