sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A SAGA DAS CAPAS PARA A COLECÇÃO CALIGRAFIAS, EDIÇÕES 70 – 1987

J.J.Soares da Costa, depois de fazer as pazes com Eduardo Prado Coelho (o “bolinha semiótica”, como lhe chamavam na Universidade Nova nessa altura e não sei porque estavam eles de relações cortadas…), resolveu criar uma colecção de literatura, coisa que não constava do catálogo das 70, dirigida por EPC, com a designação Caligrafias.

O primeiro título, que tive que ler (felizmente, porque fiquei fã do autor), era do brasileiro Ruben Fonseca, A GRANDE ARTE. Como já tinha ensaiado o layout geral, realizei a composição recorrendo a uma colagem de recortes vários, tendo realizado sobre a foto de fundo, uma intervenção desenhada a tinta da china (as palmeiras).

Para o segundo volume da colecção, MIUDAGEM, de Susan Minot, e por uma birra do editor, devido a não me ter despachado com a criação da capa no tempo que ele estabeleceu, foi entregue a umas "meninas" acabadas de formar em design (salvo erro pelo IADE) e que o deixaram “derretido” na reunião de apresentação daquilo que, considerei um “objecto estranho” à colecção, mas enfim, ele é que mandava e eu ganhava o mesmo – tinha ordenado mensal fixo. Soares da Costa ficou arrependido de ter aceite o trabalho das “meninas” quando, propositadamente depois da edição do livro, lhe mostrei a maqueta da minha capa.

Fiquemo-nos por hoje com A GRANDE ARTE

Maquetas para o layout da colecção Caligrafias.

Capa final (aprovada a única proposta).

Original da foto de base, com a colagem em primeiro plano da imagem de um "cadáver" (havia várias mulheres assssinadas no livro), e com as indicações para a gráfica.

Indicações para montagem do plano geral da capa, para a gráfica.

Plano da capa, contracapa e lombada.

___________________________________________________________

1 comentário:

  1. Rubem Fonseca, um grande autor! Para mim, ele é sinônimo de boa leitura, caro Jorge!
    Desde ontem, tá rolando a FestComix (um gde evento anual de BDs), aqui em minha cidade, S. Paulo. E hoje devo estar com o Zeca, o Maldonado e o Civitelle, às 14hs.
    Ia lhe mandar as revistas, mas daí me lembrei q o Zeca ia estar no pedaço. Decidi que vou mandar pelo Zeca as suas Apaches, Ok?
    Mano-amplexo e muito sucesso por aí!

    ResponderEliminar