O lançamento do livro
AMÍLCAR CABRAL (1924-1973)
VIDA E MORTE DE UM REVOLUCIONÁRIO AFRICANO
do Dr. Julião Soares Sousa amanhã, dia 29, serve-me de mote para apresentar esta capa,
realizada em Abril/Maio passados.
Comecei, como de costume por apresentar algumas propostas com variantes, utilizando, como não podia deixar de ser, fotos de Amílcar Cabral, algumas delas fornecidas pelo autor:
A primeira proposta foi a aprovada...
Como era a que me desagradava mais, porque lhe faltava alguma da "cor-essência" daquilo que eu penso que é a Guiné-Bissau, resolvi alterar-lhe o fundo, indo buscar uma foto que não tinha utilizado e mostrava o contexto físico da guerra de guerrilha: a mata.
Aproveitei para fazer desta foto capa, lombada e contracapa, optando por dar um verde em fundo, que se estendeu às badanas. Como era preciso uniformizar ligeiramente a capa para fazer destacar o lettering, dei alguma transparência ao lado direito da foto, deixando-o absorver o verde do fundo geral.
A coisa ficou assim:
Foi preciso depois resolver melhor a legibilidade da lombada, pelo que optei por lhe dar o verde de fundo, com alguma transparência:
Mas devido a algumas reticências do editor, perante um estilo que não é habitual na Nova Vega, enviei a capa para o autor que lhe deu um OK entusiasta. E assim ficou.
Resta acrescentar que o lançamento vai ser, como disse acima, amanhã, dia 29,
na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, pelas 17:00h.
Aqui fica o convite:
______________________________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário