sábado, 14 de março de 2015

CAPAS PARA A ULMEIRO (2004/2005) A PROPÓSITO DO ARTIGO DE JOSÉ DO CARMO FRANCISCO NA GAZETA DAS CALDAS


CAPAS DE LIVROS PARA A ULMEIRO (2004/2005) 
A PROPÓSITO DO ARTIGO 
DE JOSÉ DO CARMO FRANCISCO 
NA GAZETA DAS CALDAS

Pois é, trabalhei com o meu amigo José Ribeiro (fundador e proprietário da editora Ulmeiro), durante os anos de 2003 a 2005. Realizei cerca de 20 capas para livros para a editora dele quase a custo zero, como é o meu “karma” (trabalhar à borla) e depois, em 2008, para a Livraria Portugália – para quem realizei 4 ou 5 capas (também não pagas, já agora) –, quando o José Ribeiro tentou trabalhar por lá, sem grandes resultados financeiros. Das cerca de 20 capas que realizei para a Ulmeiro, mais a paginação de 2 ou 3 boletins e alguns cartazes, não recebi senão alguns escassos euros. Ainda não tinha colocado aqui os trabalhos que fiz para a Ulmeiro e só me lembrei disso agora, por causa da publicação na Gazeta das Caldas, de uma recensão de José do Carmo Franciso, do livro “Benfica Através dos Tempos”, do Padre Álvaro Proença, capa essa que finalizei em 31 de Maio de 2004 para a Ulmeiro.



A capa foi baseada nesta gravura de 1861

Devo também dizer que, em 2005, o José Ribeiro concordou em co-editar comigo o BDjornal (durante os primeiros doze números, que ostentam os logotipos da Ulmeiro e da Pedranocharco), e talvez sem esta sua ajuda, eu não teria sido capaz de iniciar a publicação do BDjornal, facto pelo qual lhe estou muito grato.


Ainda não tinha colocado aqui os trabalhos que fiz para a Ulmeiro e só me lembrei disso agora, por causa da publicação na Gazeta das Caldas, de uma recensão de José do Carmo Francisco, do livro “Benfica Através dos Tempos”, do Padre Álvaro Proença, capa essa que finalizei em 31 de Maio de 2004 para a Ulmeiro. 


Deste modo vão ficar aqui todos os originais de capas, boletins e cartazes que realizei para Ulmeiro, distribuídos por algumas entradas.

______________________________________________________