terça-feira, 18 de novembro de 2014

NOVAS CAPAS PARA A NOVA VEGA – “O CAÇADOR DE OLHOS ABERTOS” E “A ARTE DAS NOSTALGIAS” DE HUGO SANTOS


NOVAS CAPAS PARA A NOVA VEGA
“O CAÇADOR DE OLHOS ABERTOS” 
e “A ARTE DAS NOSTALGIAS” 
DE HUGO SANTOS

A Nova Vega publicou mais dois livros de Hugo Santos, um escritor que tem ganho numerosos prémios de Literatura, para cujas obras já realizei algumas capas, mas que não conheço pessoalmente.

O texto de Fernando Dacosta para a contracapa de “O CAÇADOR DE OLHOS ABERTOS”:

Um escritor de olhos abertos

Um dos melhores estilistas da actual literatura portuguesa, Hugo Santos, grande romancista e poeta, apresenta-nos agora "O Caçador de Olhos Abertos", fascinante narrativa enraizada no Alentejo, de onde ele é natural. Transfigurada pela magia da escrita, a obra – que Urbano Tavares Rodrigues, ao lê-la em pré-publicação, apelidou de genial – dilata o tempo e o espaço, os sentimentos e as pulsões dos que a habitam (personagens) e dos que a comungam (leitores) como poucas o conseguem na nossa melhor ficção. Com invulgar maestria, Hugo Santos viaja num imaginário de envolventes melancolias, como noutros notáveis romances seus, sempre ancorado em (in)contida ternura pela terra e pela gente, e pela fosforescência a que pertence – que acrescenta, acrescentando-se, acrescentando-nos.

Fernando Dacosta

Para as fotos do autor que aparecem nestes livros (1ª badana e interior), a fotógrafa Amélia Lourenço (https://www.flickr.com/photos/amelia_lourenco/) realizou uma série de notáveis fotografias, das quais deixo algumas neste post.


Não me foram necessárias tantas propostas de capa – como habitualmente faço – para estes dois livros porque, uma vez que também os paginei, fui-me apercebendo dos ambientes e das tramas, começando muito cedo a surgir-me imagens adequadas, muito antes de abordar as capas. Assim, para o romance “O CAÇADOR DE OLHOS ABERTOS”, surgiu-me quase de imediato uma capa que tivesse qualquer coisa a ver com uma pintura de Maluda – sem ser uma pintura de Maluda, nem nada que se pareça, mas uma foto de paisagem alentejana, trabalhada... – e a solução encontrada (e aprovada), para mim, funciona bem. Para o poema “A ARTE DAS NOSTALGIAS” também não me foi difícil encontrar imagens que transmitissem o espírito do livro.


Quadros de Maluda...

O CAÇADOR DE OLHOS ABERTOS
PROPOSTAS



Capa escolhida

PLANO DA CAPA FINAL

______________________________________________________

A ARTE DAS NOSTALGIAS
PROPOSTAS





PLANO DA CAPA FINAL


 ALGUMAS FOTOS DO AUTOR - DE AMÉLIA LOURENÇO

  
  

______________________________________________________